Menu Fechar

Cancro e apoios sociais segurança social

Há uma ideia de existir um apoio social a doentes oncológicos, um subsídio de doença oncológica. O que não se confirma.

Subsídio de doença

O cancro é tratado pela Segurança Social como uma outra doença e, por tal, poderá solicitar o subsídio de doença. No sentido de compensar a perda de remuneração. 

Baixa médica Segurança Social

Para tal deve solicitar junto do seu médico a devida baixa médica a apresentar à sua entidade empregadora. E, esta, apresentar à Segurança Social. 

Subsídio de doença trabalhadores independentes

Contudo, infelizmente não tive experiência sobre este assunto. Isto porque, no ano anterior a ter-me sido diagnosticado o cancro, tive alguns meses no desemprego. E quando fui diagnosticada estava a recibos verdes, por 2 meses, tendo sido despedida após o diagnóstico.

Apesar de ter ido à Segurança Social informaram-me que não teria direito a qualquer apoio social. Uma vez que não possuía a condição mínima de 6 meses de descontos. Indicaram-me que os anos anteriores (de emprego e respetivos descontos) ao desemprego não contavam.

Segurança Social Subsidio de doença http://www.seg-social.pt/subsidio-de-doenca

Mas não deixei de ler em diagonal sobre este subsídio, tendo algumas questões inquietando-me.

Convocatórias Segurança Social

Quem beneficia deste apoio está obrigado a comparecer a todas as convocatórias ou exames médicos solicitados. Recordo-me que a minha mãe foi ainda chamada várias vezes para comprovar como ainda não estava apta para o trabalho. Ela realizou esvaziamento axilar e apesar do trabalho dela ser manual e de esforço físico, trataram-na como se ela estivesse a gostar de passar por um cancro para ter um subsídio de doença que rondava os 200 e poucos euros. Recebeu até convocatória no período em que estava a fazer quimioterapia.

Não considero ser positivo a pessoa com cancro ser chamada durante os tratamentos oncológicos. Isto porque, já é difícil conciliar as mil e umas consultas; com todas as sessões e todos os cuidados. E depois ainda receber uma carta para ir à Segurança Social Gaia (que fica num local com mau acesso de transportes públicos); só para alguém confirmar que aquela pessoa está mesmo a passar por uma experiência de cancro…

verificação de incapacidades e riscos profissionais (vila nova de gaia)
Fonte: Segurança Social

Isto já para não falar da possível penalização de lhe ser retirado o subsídio de doença, pelo facto de ausentar-se da sua morada. Serão vários os técnicos de saúde que nos recomendam alguns passeios, a realização de exercício físico, o cuidado do nosso bem-estar para conseguirmos lidar com este episódio na nossa vida. Mas depois encontramos estes paradoxos na vida real.

Serviço Verificação Incapacidade e Riscos Profissionais Vila Nova de Gaia

Como chegar ao Centro de Reabilitação do Norte

Em 2014 ainda fui com a minha mãe ao Centro da Segurança Social que situava-se no Porto. Todavia, nesse ano, a partir de Setembro, estas instalações foram transferidas para Vila Nova de Gaia. Concretamente para o Centro de Reabilitação do Norte Valadares (antigo sanatório).

Sendo a morada deste centro: Avenida Infante de Sagres, n.º 349 – Valadares.

Transportes públicos

Este não é um local com bons transportes públicos (a meu ver, o maior problema do concelho de Gaia). Mas se realmente for a única opção, a informação que consta no site da Segurança Social é:

 “Como chegar:

  • Comboio e autocarro: STCP – Linhas 901 (Valadares) e ZF (Francelos)
  • Comboio: Linha do Norte
  • Autocarro: Sequeira, Lucas, Venturas e C.ª, Lda. e Espírito Santo & Irmãos, Lda.”

Fonte: Site Segurança Social 

Isto é, os autocarros com paragens mais próximas do Centro de Reabilitação do Norte são o ZF (Francelos) que tem ligação com o autocarro 901, ou ainda a estação de comboios Francelos. Mas também a carreira 35 da empresa de transportes Espirito Santo. 

Autocarro 901/ ZF (Francelos) 

O autocarro 901 tem paragem na Trindade, porém a viagem até ao Centro de Reabilitação poderá demorar mais que uma hora. Isto porque, na paragem José Portugal, deve mudar de autocarro para o ZF (Francelos)

Segundo o site dos serviços de transportes do Porto, o autocarro ZF (Francelos) passa de 30 em 30 minutos. 

Folheto STCP Transporte público no Centro de Reabilitação do Norte 

Comboio (estação Francelos)

Se optar por comboio deve sair na estação de Francelos, que fica a sensivelmente 15 minutos a pé. Ver indicações: https://goo.gl/maps/ToxyGZQz6VA2

Todavia, poderá também deslocar-se apanhar o autocarro ZF (Francelos). 

Carreira 35 (Autocarro Espirito Santo)

A outra opção possível de transportes públicos é a carreira 35 do serviço de transportes Espirito Santo.  Este autocarro tem o percurso entre João de Deus até ao Centro de Reabilitação (via Continente). Tendo ligação com o metro do Porto, nomeadamente na estação El Corte Inglês (Gaia). Assim, ao sair desta estação deve-se encaminhar para a Rua Pádua Correia para a estação de autocarros Colégio de Gaia. Ver Horário da carreira 35

Ir para o Centro segurança social carreira 35

Centro de Reabilitação do Norte contactos

Morada: Avenida Infante de Sagres 349 Valadares 4405-565 Vila Nova de Gaia

Email Verificação de Incapacidades: ISS-Porto-NVI@seg-social.pt

Email Riscos Profissionais: DPRP@seg-social.pt

Segurança Social Online Marcação consultas ou pelo 300 502 502 (Segurança Social contacto)

Horário: Dias úteis das 09h00 às 17h00

Prestação Social para Inclusão

Passado quase 1 ano após requerimento do apoio social Prestação Social para a Inclusão (PSI), ainda não fui chamada a esta instituição para verificação da incapacidade temporária. 

Posted in cancro da mama, condições, dinheiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.