Menu Fechar

covid hospital são joão e cancro | exames e consultas

É tanta informação sobre o covid, e tão contraditória, que sinceramente não queria muito abordar este assunto. 

Todavia, existem questões práticas associadas como idas ao hospital, que até agora perguntavam-me e eu não conseguia dar uma resposta, mas dado esta semana ter tido uma consulta, decidi partilhar.

consultas de acompanhamento oncologia

Então, como já expliquei anteriormente, na maioria das doenças oncológicas, há um grande acompanhamento, mesmo após o fim dos tratamentos oncológicos.

No meu caso, estava a ir, no mínimo, de 2 em 2 meses, isto porque eram as consultas de radioterapia, cirurgia e, com mais frequência, consulta de oncologia, o que implica exames e análises.

Em março 2020 todos os procedimentos ficaram suspensos, como abaixo explico, mas a partir de julho senti várias mudanças e é sobre essas que falarei. 

exames oncologia | TAC

Eu tive um exame marcado para julho 2020 que foi marcado, por carta, para um domingo

Mais perto da realização do exame tive mesmo um telefonema por parte da equipa de radiologia para reforçar a informação de que era mesmo num domingo, não sendo um erro. 

Tal como tinha acontecido quando realizei este exame a um sábado, tive que entrar no hospital pela porta principal, mais conhecida como a entrada para as visitas

Aqui a diferença é que nesse átrio encontra-se montado um circuito para medir a nossa temperatura corporal

De seguida, e para irmos para o serviço de radiologia, devemos seguir a linha rosa

mudança receção radiologia 

Neste serviço, a receção encontrava-se na parte de trás da sala de espera, mas esse espaço encontra-se afecto a um outro serviço.

Assim, a receção de radiologia encontra-se agora na sala ao lado do espaço de espera

De seguida, fui para a sala de espera, em que pareceu-me não ter tantos utentes, assim como alguns assentos não devem ser ocupados de modo a assegurar as regras de distância entre utentes. 

Lá dentro, os assentos para os utentes, sendo estes pertinentes, até porque são muitos os que tomam contraste para a realização destes exames, as cadeiras também encontram-se separadas. 

Toda esta dinâmica é realizada, claro, com máscara

# exames suplementares relacionados com o cancro 

Fonte: Pixabay

análises clínicas

Para quem não se encontra a realizar tratamentos oncológicos e tem análises marcadas, estas realizam-se no serviço geral de análises do hospital de são joão, que se encontra no lado esquerdo à entrada de consultas externas do hospital

Antes de entrar neste espaço, à porta das consultas externas encontra-se um segurança que nos solicita para lavar as mãos com desinfectante. 

Desta vez, tive a particularidade de receber uma sms do hospital são joão a informar da data e hora para a realização das análises.

Porém, a dinâmica mantem-se, isto é, a retirada de senhas é que dita a ordem. 

Assim, retirei a senha e dado estarem mais 50 pessoas à minha frente, isto às 08h50, decidi aguardar pela minha vez cá fora, dado ser possível acompanhar o seguimento das senhas. 

Aqui, senti que o tempo de espera foi menor comparativamente às várias vezes anteriores, até porque encontravam-se 3 administrativos. 

Após ser atendida, aqui sim, tive que esperar neste espaço, dado o segundo ecrã não ser percetivel do lado de fora. Mas também porque, denotei que já não falatvam assim tantas senhas para a minha vez. O que se veio a confirmar, pois o tempo de espera para ir para a enfermaria não foi muito superior a 10/15 minutos

Quando somos chamados, a dinâmica mantem-se, em que temos ainda que aguardar num hall, mas somos avisados que antes de entrar para as análises devemos ter connosco o cartão de cidadão e lavar as mãos com desinfectante que se encontra na porta

# dinâmica realização análises clínicas no são joão

consulta de oncologia 

Esta consulta de oncologia estava à espera que fosse uma chamada telefónica.

sms hospital são joão 

Mas dois dias antes, recebi uma sms do hospital são joão a informar da data e hora da consulta

Ainda tentei ligar para o hospital, assim como o secretariado de oncologia, mas sem sucesso. Isto porque, pretendia confirmar se seria na mesma por telefone ou se teria consulta presencial.

Recebi também, por parte do hospital, e por sms, a informação de que os acompanhantes são autorizados apenas para doentes dependentes ou especialmente debilitados.

Assim como a indicação de que a porta de acesso ao Hospital de Dia se encontra encerrada, pelo que o acesso deverá ser efetuado pela entrada das Consultas Externas (Rua Dr. Plácido Costa). 

cuidados do hospital

Tendo o dia das análises espaçado 7 dias entre o dia da consulta de oncologia, presenciei mais uma medida…a de entrega de máscara limpa pelo segurança.

Assim, quem passa nesta entrada já se encontra com a sua máscara, mas neste dia (finais de julho), existiu um primeiro segurança que nos recomenda lavar as mãos com desinfectante e um seguinte que nos entrega (através da utilização de pinças) uma máscara cirúrgica

senha automática hospital são joão 

De seguida, e de modo a evitar a espera no serviço de secretariado de oncologia, decidi retirar a senha para a consulta nas máquinas automáticas

# senhas para consultas através das máquinas automáticas 

hospital de dia são joão 

Assim, e desde esta entrada do hospital, temos de seguida continuar por este corredor e virar à esquerda, de modo a irmos para o hospital de dia ou para o centro da mama.

Então, neste corredor, e por parte de duas enfermeiras, fui convidada a lavar novamente as mãos, bem como foi feita uma pequena triagem (febre; tosse; sintomas…) assim como medida a temperatura corporal.

Ao estar tudo bem, pude seguir e dirigir-me ao hospital de dia, onde aguardei na sala de espera de oncologia, piso 1

sala de espera oncologia

Aqui, denotei a grande diferença do ecrã das consultas estar a funcionar. Com isto, os médicos não têm que vir à sala de espera chamar os pacientes.

Deste modo, esperei algum tempo e fui chamada para a consulta.

Nesta sala existem também lugares onde podemos sentar e outros para manter a distância de segurança entre utentes. 

consultas em tempos de covid

Propriamente na consulta também existe uma distância de segurança, pois a cadeira dos pacientes encontra-se no local mais distante ao do médico.

Mas de resto, em tudo foi semelhante às consultas anteriores (indicação dos sintomas durante este período; medicação e efeitos secundários; discussão de análises e exames; estabelecimento de próximos passos).

Apalpar o peito 

Bem como, a médica pretendeu na mesma apalpar o peito.

Sinceramente, pensava que o procedimento anterior não se ia realizar, e por tal, julgava que uma consulta telefónica poderia ser suficiente.

Mas de facto, e apesar de apalpar o peito, é bastante reconfortante entender que, felizmente, não há nada de especial.

consultas durante quarentena

E então como foi no período de quarentena? Em Março teria consulta, assim como análises e exames. Mas todos foram cancelados por sms.

Em Abril, tive uma consulta telefónica (não estando marcada, nem tendo sido avisada) e até por número privado.

Porém foi pertinente para solicitar a prescrição médica, até porque já tinha tido a necessidade de comprar medicamentos com venda suspensa. 

Mas também a médica realizou diversas questões para entender como estaria. Em que optou-se então em realizar uma próxima consulta em julho, com realização de exame e análises, tendo descrito anteriormente. 

Porém, conheço alguns casos que mesmo aquando entrada na quarentena, tiveram exames e análises. A consulta é que também decorreu por telefone. 

Isto é, o cuidado com os doentes oncológicos foi sempre uma preocupação deste e de outros hospitais

conclusão | covid e acompanhamento cancro

  • admito que faço parte do grupo em que saber que tinha que ir ao hospital deixava-me algo apreensiva
  • contudo, há sempre medidas que podemos tomar, nomeadamente a boa utilização de máscara, mas também da desinfeção das mãos, até com desinfectantes próprios na carteira
  • além do distanciamento social, porém, em determinados locais (ex: análises clínicas) pode ser mais complicado, o que nos leva a criar modos criativos de contornar a situação
  • e isto tudo porque, apesar de querermos evitar locais públicos, especialmente hospitais, o acompanhamento do cancro ou de outras doenças é também de toda a importância na nossa saúde
Posted in cancro, cancro da mama, exames

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.