Menu Fechar

consulta de ginecologia | colocação diu de cobre e prata

No papel que me foi dado no momento de implantação do DIU não hormonal mencionava a pertinência de uma consulta de acompanhamento após 1 mês.

Mas como no sistema público teria uma consulta bem mais tarde, decidi marcar esta consulta com a minha ginecologista. E ainda bem que o fiz.

Isto porque, não estava como devia e tive que colocar um outro. Assim, este artigo serve para quem está a pensar colocar um diu de cobre. E quer saber quanto custa o diu, se doi a sua remoção, saber as desvantagens…Mas também os beneficios

DIU de cobre

E lá fui ao hospital Privado Boa Nova para confirmar que estava tudo ok com a implantação do Diu (Pensava eu!!!), realizada há cerca de um mês. 

Tickets automáticos no Hospital Trofa Saúde Boa Nova Leça da Palmeira

Na caixa automática que se obtém a senha para ir à receção (em que a fila é sempre considerável), existe também a opção de obter a senha de consulta
 
Para tal, apenas terá que introduzir o número de check-in enviado por SMS. Ou então, selecionar a opção cartão de cidadão e introduzir este cartão na respectiva ranhura. 
 
Na senha obtida é indicado o piso que deve dirigir-se. E com isto evita os minutos que teria que esperar para obter a mesma senha na receção. 
 
Ginecologia Hospital Boa Nova | Check in Trofa Saúde
 

Consulta de ginecologia

Então lá fui para a consulta com a minha ginecologista (que gosto mesmo muito). E expliquei o motivo da consulta. 
 

Ecografia transvaginal 

Durante este exame apercebo-me da cara séria. Até que a médica diz-me: “o Diu está muito para baixo e isso faz com que as laterais tenham quase 2cm de espaço. E tu podes engravidar!”. 
 
Ela mencionou a palavra que agora assusta-me… Engravidar! Simplesmente porque não posso. Com a toma do tamoxifeno há uma probabilidade do feto ter mal formações
 

Ecografia transvaginal após implantação do DIU

A minha médica ficou incrédula como não foi feita qualquer ecografia após esta colocação.
 
Só desta forma é que o médico consegue ter a perceção se conseguiu, ou não, colocar o dispositivo intra-uterino no local adequado
 

remover diu e colocar outro no mesmo dia

Então, comecei a discutir as opções que teria. Que passaria pela remoção diu que tinha e colocar um outro, novamente de cobre.
 
Mas a médica estava apreensiva, não queria que eu passasse por esta situação, pois como nunca tinha sido mãe, a implantação do Diu de cobre representaria algumas dores (o que eu já tinha experienciado, infelizmente, parecia agora, em vão).
 
No entanto, estava certa que as dores não seriam como da primeira vez. 
 
As dores ao retirar o Diu não foram muito significativas (comparativamente ao já sentido). Tendo sido um processo rápido (cerca de 1minuto). 
 
A médica foi-me dando indicações do que deveria fazer para não sentir tantas dores “tossir com alguma força; respirar profundamente…”. 
 
E posso dizer que com a remoção do Diu e a nova colocação, não senti metade do desconforto comparativamente à primeira colocação
 
De seguida, a médica realizou-me uma ecografia transvaginal, de modo a confirmar o local que ela pretendia que o Diu fosse colocado
 

DIU cobre gravidez

Nos momentos seguintes só perguntava à médica “e se já engravidei?”. Pelo que ela podia ver nesse momento tal não tinha acontecido.
 
Mas marquei uma consulta passado um mês para verificar esta situação, assim como confirmar que o Diu não tinha deslocado
 

DIU de cobre preço | comprar dispositivo intra uterino

Com esta história toda tive que suportar um custo que não estava de todo à espera. Mas tinha que ser.
 
Assim, poderia escolher comprar o DIU na farmácia ou no hospital. Que foi o que fiz, pois a diferença não era muito significativa.
 
Isto porque a compra deste dispositivo, de cobre, não é comparticipado pelo SNS, nem pelo seguro medis.  
 

quanto custa o diu?

O DIU que foi-me colocado (diu de cobre e prata Nova T 380) custou 50€.
 

E preço para colocar diu?

Na receção a administrativa informou-me que o seguro médis participa no valor da implantação do DIU e por tal o custo foi de 25€.
 
A acrescentar tive ainda que pagar a consulta e os exames associados. 
 

Diu hormonal Comparticipação 

Segundo a minha ginecologista, a diferença entre o custo do dispositivo intra-uterino hormonal (mirena) entre o hospital ou uma farmácia, pode ainda ser bastante significativo.
 
Isto porque, este dispositivo é comparticipado pelo Sistema Nacional de Saúde, compensando então a compra numa farmácia
 
Nota: E porque é que o dispositivo de cobre não é comparticipado também pelo SNS? Nem que seja às mulheres em que não podem implantar o hormonal. 
 

Conselhos que dou a quem está a pensar colocar um Diu 

  • Certificar-se que a médica ou médico que fará tal implantação tem experiência e, sobretudo, sensibilidade para tal. É como se passa com a papanicolau, em que já fiz com diferentes médicos e apesar do exame ser o mesmo, o desconforto por mim sentido é bastante diferente mediante o profissional. 
  • mas se me perguntarem se colocar diu doi? sim, dói
  • Discutir a melhor opção para si entre diu de cobre ou diu mirena;
  • Após a implantação do dispositivo intra-uterino é de extrema importância a realização de uma ecografia transvaginal. No sentido de verificar que ficou no local que se pretendia. 
  • O custo do DIU pode parecer significativo, mas o diu hormonal (designado por siu) é comparticipado. Mas é de atender que mesmo o diu não hormonal, é um método de contraceção a longo prazo. Ou seja, não teremos um custo frequente como pílula ou preservativo
  • Levar um penso absorvente, pois após a inserção do DIU será normal ter hemorragia. 

qual melhor diu de cobre ou mirena?

Se não tem historial de cancro da mama, pode aconselhar-se com a sua ginecologista e implantar o Diu hormonal.

Em que indicam que a sua inserção é muito mais fácil. Além de que este dispositivo tem vantagens em outras situações clínicas como endometriose.

E ainda o custo é simbolicamente mais reduzido, dado ser comparticipado pelo sistema nacional de saúde (mas tem que o comprar numa farmácia).

Dias seguintes à colocação DIU

Dores

Tal como na primeira implantação deste dispositivo intra-uterino, senti algum desconforto no abdómen no primeiro dia.
 
Ainda por cima, era uma situação que não estava de todo à espera e como tinha alguns compromissos, tentei adequar o meu dia, mas o ideal teria sido descansar nesse dia
 
Porém, nos seguintes dias, este desconforto melhorou bastante.
 

Hemorragia DIU

Todavia, nestes mesmos dias o sangramento foi muito superior.
 
Principalmente no terceiro/ quarto dia. Sinceramente foi mesmo uma situação que levou-me a alguma ansiedade, pois queria ver algumas melhoras e até ao quarto dia parecia que ficava sempre pior.
 
Mas felizmente a situação começou a alterar-se positivamente a partir do 4.º dia
 

Outros efeitos secundarios

Por algumas leituras, pois estava a ficar bastante preocupada com a hemorragia, descobri que há mulheres que apresentam outros efeitos secundários na colocação do DIU, como dores de cabeça, náuseas, depressão.
 
Felizmente não sinto que este dispostivo tenha despoletado estes efeitos. 
 

diu vantagens e desvantagens

beneficios

  • em situações como a menopausa induzida em que a utilização de preservativo pode ser negativa; este método de contraceção pode ser o mais adequado;
  • é um método de contraceção a longo prazo, podendo durar até 5 anos;
  • tendo em atenção o tempo de validade, o seu custo não é assim tão significativo
  • sendo possível remover num dia e colocar outro dispositivo intra-uterino de seguida

Contras

  • desconforto nos dias seguintes à colocação do dispostivo
  • aumento significativo do fluxo menstrual (não sendo aconselhado a mulheres com muito fluxo, como era o meu caso. Com a administração do zoladex e, depois com a toma do tamoxifeno deixei de ter período menstrual). E com isto pode ocorrer uma perda consideravel de ferro o que pode conduzir a tonturas/fraqueza
  • a não utilização de tampões ou o seu extremo cuidado  (eu que já não utilizava pensos de absorção há mais de uma década, e com isso as suas desvantagens – piscina, durante a noite, odor…) 
  • possibilidade de sangramento intermenstrual, ou seja, entre períodos menstruais. 
  • necessidade de um controlo regular

Consulta de acompanhamento 15 dias

Hospital de Alfena Ginecologia

Queria mesmo resolver esta questão antes de ir de férias, pois após esta situação fiquei com algum receio, principalmente gravidez, então decidi ter uma consulta de ginecologia passados 15 dias
 
Felizmente aqui recebi boas notícias, em que o Diu encontra-se no local pretendido. E não me encontrava grávida. 
 

diu de cobre minha experiencia

Começou a não ser a melhor situação, é um facto. Mas sinceramente ainda não perdi a esperança. 
 
Motivo pelo qual decidi remover e colocar novamente, pois acredito que o dispostivo intra-uterino pode ser um bom método de contraceção para mulheres que estejam a tomar tamoxifeno
 
Mais uma vez penso que a sexualidade não é tida em conta durante o tratamento contra o cancro da mama, assim como o período seguinte de 5 anos.
 
E, por vezes, apenas há que simplificar o que pode ser simplificado. Assim, ainda considero este método de contraceção de longa duração uma boa medida. (Sempre que houver novidades pretendo partilhar!) 

DIU cobre duração

É pertinente consultas de acompanhamento, todavia o dispositivo intra-utrino de cobre tem uma duração de 5 anos

5 questões sobre dispositivo intra-uterino

1. Diu de cobre alergia

Sim, há pesssoas que são alérgicas ao cobre. E com isto poderá não ser possível implantar este dispositivo. 

2. Diu e aeroporto

Apesar deste dispositivo ter um fio de cobre (podendo ter também de prata) o mesmo não despoleta o alarme nos aeroportos. 

3. Diu de cobre e acne

Comecei a tomar a pílula para atenuar o acne, que na adolescência foi muito forte.

E, mais tarde, quando tive que alterar de pílula este problema regressou. Mas com a implantação do diu não tive qualquer reação. (Mas não sei se tal se deve ao facto de estar a tomar o tamoxifeno).

4. para colocar o diu de cobre tem que estar menstruada

Não tem que estar, todavia a melhor altura para esta colocação é durante ou depois da menstruação.

Isto porque, nesta altura há a certeza que a mulher não está grávida. Além de que, poderá sentir menos dores na implantação. 

5. diu de cobre quanto tempo depois pode ter relação

É recomendado não ter relações sexuais nos 7 dias seguintes à colocação do DIU de cobre. Já no dia anterior à colocação não existe qualquer problema. 

Conselhos | diu de cobre e prata

  • pesando as vantagens e desvantagens do diu, acredito que os beneficios são superiores;
  • principalmente, ser um método de contraceção de longa duração, não se sentir nada, ser altamente eficaz;
  • de facto a colocação do diu pode ser algo dolorosa, principalmente a mulheres que não foram mães. Todavia, o modo como é colocado faz muito diferença, por isso procure um bom profissional de saúde
  • e vocês tem mais alguma dúvida? ao colocaram tiveram muitos dores ou nos dias seguintes?
Posted in cancro da mama, menopausa | sexualidade | (in)fertilidade, viver depois do cancro

12 Comments

  1. Diana

    Olá. Vi este teu post e pareceu me mt interessante. Acabei de colocar o diu cobre e prata mas a médica disse que não o colocou o sitio exacto que queria pk tenho o útero mt pequeno e teve medo de perfurar. Assim a eficácia é nula
    Pretendo tal como tu uma segunda opinião é estava msm a pensar no hospital de alfena, de preferência com uma medica que tenha sensibilidade pela nossa escolha de um diu não hormonal. Podes dizer quem foi a médica que te atendeu?
    Obrigada

    • maisumahistoria

      Olá Diana,
      A questão do local do diu é mais comum do que julgava.
      Vou responder através de mensagem privada.
      Beijinhos

    • Sofia

      Olá. Encontrei este post sobre diu e ainda bem porque era isto que precisava para me ajudar .será que podias dizer o nome dessa medica ? Tenho interesse para uma segunda opinião.
      Obrigado.

      • maisumahistoria

        Olá Sofia,
        Vou responder-te em mensagem privada.

  2. Letícia Azevedo

    olá! Devido a um problema de saúde, tive também de deixar a minha pílula habitual e de a substituir por uma apenas de progesterona. A reacção tem sido péssima, por isso tenho ponderado o DIU e gostava de marcar consulta com um médico que tenha experiência na colocação. Podes indicar-me o nome do que te fez o procedimento na Boa Hora? Obrigada e boa sorte na tua caminhada!

    • maisumahistoria

      Ola Letícia,
      Sim, vou-te enviar mensagem privada.
      Beijinhos e obrigada pelo apoio

  3. Luciana

    Vc colocou o diu na cidade do Porto!? Gostaria da indicação de uma boa médica,

    • maisumahistoria

      Olá Luciana,
      Já te respondi por mensagem privada.
      Beijinhos

  4. Marcia

    Olá, boa noite.
    Preciso mesmo de uma ginecologista atenciosa como a que descreveste na consulta do hospital da Boa Nova. Será que me podias dizer qual o seu nome? Muito obrigada

    • maisumahistoria

      Olá Márcia,
      É claro, vou-te responder por email.
      Beijinhos

  5. Mariana

    Olá! Sabes me dizer se há uma boa ginecologista na cidade do Porto? Sabes se pelo seguro saúde é possível consultar com esse tipo de médico e se cobre os custos?

    • maisumahistoria

      Olá Mariana,
      É claro. Vou-te enviar por mensagem privada.
      Beijinhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.