Menu Fechar

fotos radioterapia mama | antes dos tratamentos até ao tempo de recuperação

Em posts anteriores abordei os cuidados necessários a ter durante a radioterapia,  para que os efeitos secundários sejam minimizados. Assim como as dúvidas mais comuns deste tratamento. Mas penso ser uma grande curiosidade a evolução da pele neste tratamento oncológico. Por este motivo, este artigo é sobre fotos de radioterapia mama

Cuidados radioterapia mama

Antes de tudo, começo por referir ter sentido na pele que vale todo o sacríficio e desconforto destes cuidados. Isto porque, ia eu na primeira semana deste tratamento e ao conversar com algumas mulheres que estavam a terminar, fiquei algo preocupada pois estavam com a pele bastante danificada. E, algumas, terminariam com 20 sessões. E eu, se tudo corresse bem, teria que fazer 30 sessões de radioterapia. 

Penso que foi mesmo este “choque” que deu-me força para não descuidar neste tratamento. Isto porque, até à última semana de tratamento praticamente não senti qualquer alteração na pele.

Foi nas semanas seguintes, após o término da radioterapia, que a pele começou a escurecer e a descamar. Situação que a médica radioterapeuta avisou-me que iria acontecer. 

Fotos radioterapia mama 

* durante a radioterapia

Semana de radioterapia evolução da pele
1 semana de radioterapia
Pele durante a radioterapia
2 semanas de radioterapia

A pele fica logo queimada? Estava com receio que logo nas primeiras semanas sentisse dores ou alterações na pele. Mas, felizmente, tal não aconteceu.

Durante o tratamento oncológico, a pele respondeu muito bem, não tendo sentido grandes alterações. Ou seja, a pele não escamou, nem ficou vermelha. Bem como, ao colocar a pomada praticamente não sentia dores

Mas continuei com todos os cuidados (pele muito hidratada – biafine e aloe vera; roupa larga; não utilizar soutien; não passar água quente nesta zona, entre outros). Ver aqui todos os cuidados essenciais

Estava mesmo crente que se caso desleixasse-me um pouco desta chatice toda, que teria logo repercurssões na pele. E que a recuperação seria mais dificil

Contudo a radioterapia ser o centro das atenções da minha vida por 6 semanas não foi de todo fácil. 

Quantidade de pomada

Biafine na radioterapia

Tal como a enfermeira tinha-me indicado, não seria necessário colocar “quilos e quilos” de pomada. Sendo mais importante uma fina camada, diversas vezes ao dia. Mas ter o cuidado de colocar em toda a zona. Que no meu caso correspondia a peito, braço e costas. E por tal, à noite, era o meu namorado que colocava-me nas costas. 

Retirar qualquer vestígio de biafine da pele antes da radioterapia

Retirar biafine antes da radioterapia

Tirei esta foto após tomar um banho, a poucas horas de realizar mais uma sessão de radioterapia. Penso ser percetível alguns vestigios de biafine na pele.

Nestes casos, com algodão embebido em água, e de modo muito suave, removia a pomada.

Isto porque, a pele com pomada pode receber uma quantidade superior de radiação. E, com isto, vir a ter problemas na pele precocemente. 

* término da radioterapia

Bom estado da pele durante a radioterapia
Camada fina pomada última radioterapia

Pele no inicio da radioterapia

biafine aloe vera radioterapia

Estas fotos foram tiradas no último dia de radioterapia. E, de facto, a pele estava fantástica. Apenas numa pequena zona perto da cicatriz de esvaziamento axilar é que conseguia ver a pele um pouco danificada

* depois do fim da radioterapia [o pior]

Já estava a contar, mas confesso estar com uma esperança que mesmo neste período a pele continuasse a reagir muito bem. E não sentisse alterações. Mas já não foi possível.

Primeira semana 

queimadura de radioterapia

Logo na primeira semana a seguir ao término da radioterapia a pele começou a ficar avermelhada. E, rapidamente, escureceu.

Principalmente, na zona abaixo da axila e à volta do mamilo

Segunda semana

Pele escurecida e escamada da radioterapia

Nesta semana a pele continuou a piorar. Mas foi também nesta semana que comecei a ver o surgimento de pele regenerada

Terceira semana

Pele depois da radioterapia

Pele após radioterapia

Foi a partir desta semana que comecei a sentir melhoras de dia para dia. Também foi a partir desta terceira semana de recuperação que poderia terminar com os cuidados.

Mas rapidamente apercebi-me que tinha dores ao andar com soutien ou com roupa apertada. Então, mantive estes cuidados por mais alguns dias, cerca de duas semanas. 

E fica-se com manchas na pele? 

Esta era uma das questões que colocava às pessoas que já tinham passado por radioterapia na mama. Algumas ficaram com umas ligeiras manchas. Outras não. Felizmente, faço parte deste segundo grupo. Praticamente a pele voltou ao seu tom normal. 

Posted in cancro da mama, radioterapia, viver depois do cancro

4 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.