Menu Fechar

Preparação da cirurgia – cuidados prévios e o que se deve levar para o hospital

Consulta de enfermagem 

Após a consulta de cirurgia, a última consulta de preparação da cirurgia que temos antes de sermos operadas é de enfermagem. Nesta, além de se realizar as análises ao sangue (hemograma), em que são também abordados os cuidados necessários.

Esvaziamento axilar – cuidados

Esta consulta foi bastante pertinente, a meu ver, pois a enfermeira ao aperceber-se que faria esvaziamento axilar, teve a atenção de avisar-me da importância de, pelo menos, no 1.º mês evitar todos os esforços com o braço operado. Isto porque, são alguns os casos de mulheres que vão recuperando, e ao sentirem-se bem realizam esforços, o que pode comprometer a boa recuperação. Não sendo também possível conduzir por este período.

Pondo isto, a partir do momento que conhecemos que vamos realizar esvaziamento axilar, é importante ir trabalhando a nossa mente, pois alguns comportamentos deverão ser alterados. A realização de determinadas tarefas ou esforços não poderá ser feita da mesma forma por quem realizou esvaziamento axilar. Na verdade, o poder até pode, mas tal implicará a possibilidade de desenvolver complicações relacionadas com este procedimento cirúrgico, nomeadamente linfedema (inchaço do braço). 

Os profissionais de saúde reforçam por diversas vezes a importância da manutenção destes cuidados, pois até podemos não desenvolver complicações no momento a seguir à cirurgia. Ou até mesmo passado um ou alguns meses. Mas tal não significa que nunca vamos desenvolver estas complicações.

Artigo: Esvaziamento axilar – cuidados permanentes

O que é necessário ter ou comprar?

Soutien pós-cirúrgico

Também aqui foi-me indicada a necessidade de comprar um soutien pós-cirúrgico, que utilizaria, no mínimo, no 1.º mês, de dia e de noite. Este soutien deve ser aberto à frente, sem aros e bem adaptado.

Roupa de apertar à frente

Quem realiza esvaziamento axilar, nos primeiros dias ou semanas sentirá um condicionamento na mobilidade do braço. Assim, é importante ter roupa que seja possível apertar à frente. Esta questão é importante ter em conta nos dias de internamento. Por isto, comprei dois pijamas de 2 peças, em que é camisa de apertar à frente.

Onde comprei o pijama de abrir à frente?

Não encontrei este pijama em lojas de shoppings, nem em hipermercados. Consegui apenas em feiras de rua semanais: Feira de Espinho (segunda-feira) e Feira de Custóias (sábados, especialmente à tarde).

Pijamas de abrir à frente

Alta do internamento

Depois foi-me mencionado que no dia de alta do internamento devemos passar pelo Centro de Mama, para que a equipa de enfermagem possa nos orientar os cuidados às feridas, bem como agendar o próximo tratamento.

A enfermeira questionou ainda o meu local de residência, pois estes tratamentos às cicatrizes poderiam decorrer no Centro de Mama (que foi o que quis) ou então no nosso Centro de Saúde (de modo a evitar deslocações).

Se a alta ocorrer ao fim-de-semana deveríamos ir ao Centro de Mama na segunda-feira seguinte.

Contudo, é de ter em conta que o serviço de enfermagem encontra-se no Centro da Mama desde as 8h até às 14h30. Portanto, se no dia da alta estiver a aproximar-se desta hora, podemos avisar na ala de internamento que vamos ao Centro da Mama e depois regressamos para concluir a alta.

Desinfeção do local que vai ser operado

Por fim, a enfermeira avisa que, quer no dia anterior, quer no dia da cirurgia, devemos desinfectar a zona que vai ser operada (mama e axila e margens bastante alargadas) com a esponja “Clorohexidina”, dando as indicações específicas.

Dias que se realizam cirurgias à mama no Hospital de São João

Ao sair desta consulta procurei informar-me na receção do Centro da Mama da minha situação. Contudo, não existia qualquer indicação para as próximas operações. Contudo, foi-me indicado que os dias em que ocorrem cirurgias são: Segunda; Terça e Sexta-feira. Questionei com quanto tempo de antecedência seria avisada mas isto era algo difícil de definir, mas que geralmente ocorre com alguns dias de antecedência.

Artigo: Quanto tempo demora desde o fim da quimioterapia até à cirurgia?

Notificação para a cirurgia Hospital São João

Novamente foi mencionado ter atenção ao telemóvel, pois o aviso da cirurgia ocorre por este meio e não por carta. E que possivelmente a data estaria para breve, pois geralmente a cirurgia ocorre 4 a 6 semanas do final da quimioterapia.

Artigo: Quanto tempo demora desde o fim da quimioterapia até à cirurgia?

O que levar para o hospital para a cirurgia à mama?

Centro Hospitalar São João chsj

Poderia estar no hospital entre 2 a 5 dias, segundo o médico cirugião, assim o que levei para o hospital foi:

Roupa

  • Pijama de casaco e calça
  • Roupão, chinelos de quarto e chinelos de banho (O hospital São João tem umas esponjas que se coloca no chão para tomarmos banho, mas penso que os chinelos de banho são bastante mais confortáveis);
  • Roupa interior: Sem esquecer do sutiã de suporte;

Para passar o tempo

  • Phones; carregador; livro
  • Telemóvel – com conteúdos que gostemos. Eu subscrevi à Netflix alguns dias antes, e através da aplicação é possível descarregar series e visualizar as mesmas em modo offline, isto é, sem gastar dados.

Artigo: Como a netflix foi a minha salvação durante o internamento?

Higiene

  • Pasta e escova dentes; creme corporal; toalhitas e toalha de banho

Não esquecer..

  • Medicamentos (levar em número suficiente para o máximo de dias e, em casa, colocar num local visível, para caso de ser necessário ficar mais algum tempo, alguém saber onde encontrar os medicamentos).
  • Esponja de desinfecção (como tinha que estar no hospital às 08h, optei por lavar no dia anterior, e no dia da cirurgia lavar a zona que iria ser operada no hospital);
  • Roupa para quando tiver alta – roupa confortável, mas o maior cuidado é levar roupa da parte de cima que seja fácil vestir e que seja possível apertar à frente (camisas ou casacos, por exemplo)
  • Evitar levar objetos valiosos.

O que fazer no dia anterior à operação?

A partir das 3 semanas do fim da quimioterapia procurei organizar a minha vida da melhor forma para estar preparada para a operação. Mas acabei por ser chamada quase passados 2 meses desde a última sessão de quimioterapia.

Eu seria operada numa segunda, então queria reservar o fim de semana anterior para descansar e fazer atividades que gostasse. Tendo sido importante para mim. 

Só estou arrependida de no dia anterior não ter feito a depilação das axilas. Isto porque, como realizei esvaxiamento axilar, a partir desta operação tive que ter um muito maior cuidado nesta questão. 

Posted in cancro da mama, cirurgia, compras, esvaziamento axilar, preparação

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.