Menu Fechar

Primeira consulta de Oncologia | efeitos da quimioterapia

Após discussão do meu caso no grupo multidisciplinar, foi decidido que o iniciaria o meu tratamento pela quimioterapia. Assim, recebi um contacto por parte do secretariado de Oncologia para me apresentar para a primeira consulta Oncologia. 

Inicialmente, este mundo é todo novo e tudo nos faz confusão. Mas praticamente tive que ir ao secretariado de Oncologia (Hospital de Dia do Hospital São João), e depois indicaram-me que teria que ir para o piso 1 esperar que me chamassem.

Primeira consulta de Oncologia

Até que fui chamada por uma médica. Imediatamente quis conhecer o meu caso, quais foram os sintomas de cancro da mama, quis apalpar o seio para verificar onde o tumor maligno se encontrava. Mas também quis medir as minhas tensões, o meu peso corporal, temperatura corporal. 

De seguida, teve o cuidado de me explicar que iniciaria pela quimioterapia, o que isso implicava (queda de cabelo, por exemplo), e quais os efeitos que poderia sentir. 

Ciclo de quimioterapia

Deste modo, faria um total de 8 sessões de quimioterapia, que decorreriam de 3 em 3 semanas, e que consistiriam em 4 sessões + 4 sessões. Assim, as primeiras quatro quimioterapias seriam iguais. E, depois, as últimas quatro também seriam iguais entre si. Tendo a médica designado cada 4 sessões como ciclo de quimioterapia

Artigo: Porque fazer quimioterapia antes da cirurgia?

Efeitos da quimioterapia

Gostei bastante desta consulta, pois recebi bastante informação dos possíveis efeitos da quimioterapia. Tendo a médica prescrito os devidos medicamentos, para as seguintes situações: obstipação; diarreia; problemas na boca/gengivas; náuseas, que poderia depois comprar.

o que se sente quimioterapia?

Foi-me explicado que no primeiro ciclo de quimioterapia, na primeira semana após esta administração poderia ter alguns efeitos, mas que estes seriam mais notórios durante a segunda semana, especialmente cansaço. Mas que na terceira semanas sentiria algumas melhorias, o que de facto aconteceu.

Já os efeitos da segundo ciclo de  quimioterapia seriam diferentes. Em que daria mais enjoos, sobretudo nos primeiros dias após a administração da quimio

Farmácia de Oncologia 

Medicamentos para quimioterapia

De modo a combater alguns efeitos da quimioterapia, principalmente os enjoos, é-nos prescrita uma receita, que será levantada na Farmácia de Oncologia (no hospital de São João situa-se ao lado do Secretariado de Oncologia). Foi-me explicado detalhadamente como deveria tomar. Geralmente, começa-se a tomar esta medicação um dia antes ou no próprio dia da quimioterapia e prolonga-se por mais alguns dias.

quimioterapia injeção na barriga

Também foram prescritas umas injeções, Nivestim, que levantava nesta Farmácia do hospital.

Esta injeção seria para ser tomada após a quimioterapia, especificamente 24 horas depois do término da quimioterapia. Ou seja, se iniciava a quimioterapia às 9h, mas só terminava às 13h, então só no dia seguinte a partir das 13h é que poderia administrar. E ter o cuidado de tomar nos restantes dias à mesma hora (geralmente tomava durante 5 dias).

Estas injeções servem para aumentar as defesas do organismo (injeção imunidade quimioterapia).

Nivestim (filgastrim) infarmed

Imunidade injeções

Cabelo cancro

A seguir a médica diz-me “Falei nos possíveis efeitos, agora vou-lhe falar do que vai acontecer mesmo….Queda de cabelo. Pode ser só na segunda sessão, mas tem que saber que vai mesmo cair o cabelo”.

Senti mesmo uma preocupação da médica em preparar-me para esta realidade. Mas até quis demonstrar que tinha conhecimento desta situação, motivo pelo qual tinha cortado recentemente o cabelo. Contudo, paira sempre a ideia que o nosso caso será diferente. Mas, de facto, há determinados tipos de quimioterapia em que a queda de cabelo é mesmo um efeito esperado.

Artigo: Quimioterapia queda de cabelo, sobrancelhas e de pêlos

quimioterapia infecções

Uma vez que a quimioterapia pretende matar as células cancerosas, mata também algumas células saudáveis, o que leva a que ocorra uma diminuição das defesas e consecutivamente estarmos suscetíveis a infeções durante quimioterapia.

Daí a importância das injeções quimioterapia, que promovem a nossa imunidade. 

Mas mesmo assim torna-se necessário ter todos os cuidados, quer de higiene (lavar as mãos; evitar sítios públicos; não ter contacto com pessoas que estejam doentes; cuidado com animais de estimação e crianças) mas também na alimentação (alimentos bem cozinhados; evitei por completo qualquer fruta ou legume cru).

Não ir por tudo e por nada ao hospital, mas também não ir nas últimas

A médica referiu ser necessário ter a maior atenção e caso sentisse algo poderia tomar um ben-u-ron. Contudo, se não passasse deveria entrar em contacto com o serviço de Permanência do Hospital São João (2.ª a 6.ª feira, das 9h às 16h) ou então dirigir-me a um Hospital.

Mas se não devia de ir a um hospital por tudo e por nada; também não deveria arrastar uma situação que fosse comprometedora a nível da saúde. Assim, é preciso estar atenta aos sinais do nosso corpo.

sol durante quimioterapia

A administração da quimioterapia leva a que nossa pele fique hipersensível. Neste sentido é importante evitar a exposição solar no período mais crítico (11h às 17h); mas também utilizar o protector solar 50.

Marcação de quimioterapia | Secretariado

E com toda esta informação esta primeira consulta oncologia demorou perto de uma hora.

Aqui, e porque já conhecia a data da punção dos ovócitos, foi agendada a primeira sessão de quimioterapia para a semana seguinte

A médica indica uma data para iniciar a quimioterapia, mas tal não significa que fique registado no sistema. Para tal torna-se essencial dirigimo-nos ao secretariado de oncologia e só aqui é que é feita a marcação da próxima sessão de quimioterapia.

Artigo: Lista de dicas e conselhos ANTES e DURANTE a quimioterapia

Posted in alimentação, beleza, Oncologia, Quimioterapia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.