Menu Fechar

Onde fica o Secretariado de Oncologia no Hospital São João

Quer análises, consultas ou sessões de quimioterapia decorrem no Hospital de Dia. Por tal, o Secretariado/Receção de Oncologia também se encontra neste edificio, no piso 0. Sendo o telefone direto o 225 512 259.

Assim o melhor acesso é a entrada mais próxima do Hotel Ibis/Campus São João. Nesta entrada temos que subir uma rampa e virar imediatamente à direita, sendo aí o hospital de dia.

Fonte: Google Maps        (clicar na imagem)

Análises para quimioterapia

Antes de realizar a quimioterapia, é necessário efetuar análises, de modo a sabermos se nos encontramos em condições para a quimioterapia ser administrada ou não.

Para tal, o médico oncologista dar-lhe-á uma folha com as análises necessárias, e o respetivo dia (a hora pode ser a mais adequada para nós).

Porém, das 8h às 8h30 é possível retirar uma senha específica “colheitas para quimioterapia”. E desta forma, seguimos para esta colheita. A partir desta hora a senha a tirar é a de “Atendimento geral” e aqui nunca demorei menos que meia hora até ser atendida. Isto porque, aqui são tratados diversos assuntos como marcação de quimioterapias, consultas de oncologia, entre outros.

De qualquer das formas, no secretariado é-nos dada uma senha e aguardamos na sala de espera do piso 2 até o código aparecer no visor. A sala onde se realizam as análises é a primeira à direita (tem a indicação na porta).

E as consultas de Oncologia?

Se tem uma consulta às 10h, é conveniente estar no secretariado pelo menos às 9h30. Todos os dias ouvi pessoas preocupadas por estarem atrasadas para a consulta, pois não faziam ideia que ia estar tanta gente.

Artigo: 1.ª Consulta de Oncologia

Consultas da parte de tarde

Mas também, se a consulta é as 14h e chegamos às 13h e não está ninguém, não adianta retirar a senha. Se retirar vai receber a informação que o serviço de tarde só inicia às 13h30.

Por tal só a partir dessa hora é possível retirar a senha. Mas não podemos ir para muito longe, pois às 13h29 aparecerá uma multidão do nada, a tirarem todas as senhas.

Consultas – retirar a senha sem confusões

Para o caso de só termos consulta, e não termos mais nenhum assunto a tratar, podemos tirar a senha nos tickets automáticos.

Estes encontram-se na entrada consultas externas do Hospital São João.

Para esta operação apenas será necessário colocar o seu número de utente (atrás do cartão de cidadão) e de seguida colocar o seu ano de nascimento.

Neste local, encontram-se na maior parte das vezes voluntários que podem ajudar nesta ação. Desta forma, evitará toda a espera no secretariado de Oncologia, para obter a mesma senha.

De seguida, temos na mesma que ir para o edifício do hospital de dia (Oncologia) e aguardar no piso 1. Sendo a mesma sala de espera para consultas de Oncologia ou para sessões de quimioterapia. A quimioterapia é do lado esquerdo, enquanto as consultas no corredor do lado direito.

sala de espera das consultas de oncologia CHSJ
sala de espera da quimioterapia CHSJ

Artigo: Como é a quimioterapia no CHSJ?

Depois é só aguardar que nos chamem pelo nome ou que o código apareça no visor (mas este ecrã está mais vezes avariado do que a funcionar).

Marcação das sessões de quimioterapia

Não esquecer que após uma consulta de Oncologia o médico indica qual será a próxima sessão de quimioterapia e é necessário ir ao secretariado para marcar a próxima sessão de quimioterapia.

Se formos num outro dia essa vaga já estará preenchida. Portanto, enquanto estava na sessão de quimioterapia, a minha mãe ia ao secretariado marcar a próxima.

Hospital São João - marcar quimioterapia
marcação da sessão de quimioterapia

Porque é que os ciclos de quimioterapia não são todos marcados?

A quimioterapia tem muitos efeitos, dentro dos quais a descida acentuada dos glóbulos brancos. Caso esta situação ocorra, e no meu caso foi por duas vezes que estava mesmo no limite dos limites), ou se tiver outros problemas como febre, a quimioterapia poderá não ser administrada. E com isso será necessário aguardar uma outra data. E por tal as próximas sessões serão também atrasadas.

Posted in cancro, condições, Oncologia, Quimioterapia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.