Menu Fechar

Existem soutien’s para seios de tamanhos diferentes? E biquinis?

Como já mencionei anteriormente, julgava que a mama operada ficasse bastante reduzida. Mas não. 

É mesmo a mama mais saliente. Isto também porque desde o diagnostico do cancro emagreci alguns quilos, o que influenciou a mama não operada. 

E isto pode parecer pouco importante, mas de facto mexeu comigo. Quanto não seja, não gosto de andar com tshirts ou top’s e notar-se uma diferença de tamanhos no peito

Assim, tive que arranjar soluções que já mencionei num outro artigo. Mas que tenho também novidades e falarei neste. 

Soutien’s para seios de tamanhos diferentes

De certeza que existem soutien’s personalizados. Mas claro devem ser carissimos. E estando a minha vida financeira bastante complicada tive que pensar em alternativas.

No entanto, fui novamente à Primark e, mais uma vez, sai de lá bastante satisfeita.

Primark soutien 

Encontrei um soutien perfeito para quem tem uma mama maior que a outra.

Uma vez que é algo almofadado (mas não muito), e dá para retirar a almofada de qualquer um dos lados

Penso conseguir-se ver na imagem abaixo que o lado direito tem copa e esquerdo não. 

Copas removiveis soutien wireless

O meu receio era saber se este soutien tinha um bom suporte. Embora aparente ser desportivo, nem todos oferecem um bom suporte. Mas sim, este dá uma sustentação ao peito espectacular

São os soutien’s Wireless da Primark

E marcas na mama?

Podia ter comprado e depois com o tempo não gostar, mas não. 

Cada vez gosto mais. Isto porque, já andei com o soutien todo o dia, várias vezes e, ao tirar à noite, praticamente não tenho marcas na mama ou perto da axila.

O que é de todo aconselhado a quem fez esvaziamento axilar. Tornando-se necessário tomar medidas para ter a melhor circulação sanguínea e linfática nesta zona. 

Preço soutien

Espectacular! O pack de 3 soutien’s custa 10 euros

Onde encontrar estes soutien’s?

Das vezes que passei pela Primark, vi estes sutiãs na secção de desporto ou maternidade (sendo os sutiãs que estão no centro – Nursing Bra Maternity). 

Já os que comprei são os Wireless Removable cups (copas removíveis), que se encontravam no extremo, neste dia. 

Soutiens primark copas removiveis
Primark soutien’s wireless e maternity

E soutien de biquini? 

Eu terminei a radioterapia (30 sessões) no final do ano passado.

Quanto tempo depois da radioterapia posso apanhar sol?

O que o meu médico radioterapeuta mencionou foi que, se quisesse de facto apanhar sol, poderia, mas com muitos cuidados, nomeadamente sempre com protetor solar, e fazer esta exposição de modo muito gradual.

Ou seja, começar por alguns minutos, de modo a verificar como a pele reagia. E se não tivesse qualquer problema ir prologando

Tendo feito isso até ao momento, não tendo tido qualquer problema.

Então, este ano vou “abusar” um pouco mais nas férias. Isto é, se no ano passado durante os tratamentos oncológicos procurei atividades que sabia que teria em grande parte do tempo sombra. Este ano vou um tempinho à praia.

E lá fui eu colocar os meus biquinis, e apercebo-me que a diferença entre as mamas é visivel.

Além de que, em caso de agachar-me uma mama fica “de fora”. 

Então, verifiquei que também tinha que resolver esta questão.  Ao falar com mulheres que fizeram mastectomia recolhi algumas dicas, como:

  • soutien que unisse o peito (faixa)
  • não ter aros ou metal (devido ao esvaziamento axilar, e pelo facto de andamos com o biquini algumas horas)
  • geralmente um fato de banho não se nota tanto quanto um biquini. 

Sinceramente fiquei com bastante receio de não conseguir encontrar um soutien biquini. Se tal acontecesse ia de facto para os fatos de banho, em que hoje em dia existem alguns mesmo muito bonitos. 

E pensei isto, até porque associo os soutien faixa para peitos pequenos, que não dão qualquer sustentação.

Mas lá fui para as lojas, ver o que encontrava. Comecei pela Primark, Calzedonia, Women’s Secret. Até que fui à Tezenis e encontrei o que precisava.

Tezenis soutien biquini

Então, nesta loja consegui encontrar 3 modelos que eram ligeriamente almofadados, que dão para tirar a almofada apenas num ou nos dois lados. São do tipo faixa, que de facto, equilibra imediatamente o peito.

E que dão uma ótima sustentação, apesar de não terem aros ou metal

Ou seja, os meus soutien’s de biquini de sonho! Dos 3, ao experimentar gostei muito de 2, tendo comprado. 

E são eles: 

biquini tezenis faixa alças canelado
Top de Biquíni Laço Alças Canelado Verde Camo Tezenis

biquini tezenis faixa copas removiveis
Biquíni Faixa Cruzado Decote Race

Pelas fotos os soutien’s biquini podem não parecer nada demais, mas de facto são muito bonitos. E o peito fica igualzinho. E, dá-me liberdade nos movimentos

Um dos problemas mais mencionados quer por mulheres que foram operadas ao peito ou foram submetidas a mastectomia é o facto de estarmos deitadas e numa das mamas existir um vazio. 

Importância experimentar

Deste modo, é importante experimentarmos os soutien’s.

E mesmo quando os comprar ir para casa e experimentar todas as posições com que vamos andar (especialmente os biquini) para saber se de facto é o que necessitamos. 

Cirurgia conservadora da mama

Mas então todas as mulheres que forem submetidas a uma cirugia conservadora da mama vão ficar com o peito desigual?

Não. De facto, eu não estava à espera de lidar com esta situação, pois a minha mãe que também fez esta cirurgia ficou com o peito um pouco alterado, mas com o tamanho muito próximo.

E eu sei que a minha equipa médica teve esse cuidado. Tendo sido mesmo um assunto bastante abordado na consulta antes da cirugia

A questão é que nem os médicos, nem nós sabemos perfeitamente como o nosso corpo vai reagir. Nomeadamente se a mama vai ter uma tendência para inchar, ou não. Como a cicatriz vai afetar a nossa mama…

Assimetria mamária

De facto, eu noto uma diferença entre as mamas. 

Porém, parece-me que agora (passado 9 meses da cirurgia oncológica) a mama que foi operada está a perder um pouco o inchaço, ficando mais parecida com o que era, e com a outra mama.

Mas de facto esta é uma situação de muitas mulheres, mesmo quando nunca foram operadas ao peito. Sendo uma situação bastante normal

Deste modo, acredito que temos que aceitar o nosso corpo e as mudanças pelas quais ele passa (operações, aumento ou perda de peso, gravidez).

Mas ao mesmo tempo não deixar que esta questão impeça a nossa vida (não andar com as roupas que gostamos no verão, não ir à praia)….

Sinceramente, pensei em criar este artigo para as mulheres que tal como eu julgavam que não existe nada no mercado que resolva esta situação. E ao pesquisar e indo uma e outra vez a várias lojas, sem esquecer da existência de lojas especializadas, encontramos roupas que nos vão ajudar

Mas abordo este assunto também para que as marcas tenham conhecimento das várias necessidades existentes

Amor próprio

E aqui novamente toco na questão de self care, amor próprio.

Por exemplo, se fez ou vai fazer mastectomia, pode ser necessário a compra de soutien’s e fatos de banhos adequados que tendem a ser um pouco mais caros.

Contudo, estas questões são uma necessidade. Ninguém pediu esta situação na sua vida. Mas ela surgiu e apenas podemos contornar as coisas de modo a conseguirmos lidar com isto

conclusão | soutien para peito desigual

  • a assimetria mamária é de facto muito comum
  • assim, quando somos operadas, em que uma das mamas pode ficar mais inchada é normal termos seios desiguais, que pode alterar ou manter-se
  • todavia e, felizmente, as lojas de roupa interior tendem a ter produtos cada vez mais diferenciadores e que vão de encontro com as necessidades das suas clientes
  • relembro que este ano, depois da radioterapia, já tinha comprado alguns soutien’s com caracteristicas singulares
  • se por outro lado está-se a preparar para a cirurgia oncológica vai precisar de investir num soutien pós-cirúrgico, em que neste artigo explico qual é o melhor para mim
Posted in cancro da mama, viver depois do cancro

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.